domingo, 20 de setembro de 2009

Mosteiros / São Miguel Açores / Azores




Freguesia dos Mosteiros





Mosteiros é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponta Delgada, com 8,98 km² de área e 1 196 habitantes (2001). Densidade: 133,2 hab/km².

Localiza-se a uma latitude 37.8833 (37°50') norte e a uma longitude 25.81667 (25°49') oeste, estando a uma altitude de 16 a 30 metros acima do mar.E uma espécie de grande fajã.O restante da freguesia é bem mais elevado (pico e lombas) com altitudes na ordem dos 140 a 190 metros.Mosteiros tem uma estrada que liga Ponta Delgada e Ribeira Grande.

As actividades principais são a pesca e a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a oeste, possuindo um porto de pesca, uma praia de areia escura, aonde desaguam duas ribeiras, provenientes das cumeeiras, uma delas dividindo a freguesia a meio; e piscinas naturais designadas por Poço da Pedra.A zona balnear de "caneiros" é muito procurada para banhos de "mar e algas". Tem montanhas a leste, genericamente chamadas de cumeeiras, que fazem parte da caldeira do vulcão das Sete Cidades.

E uma freguesia muito procurada no verão, quer por residentes na ilha quer por turistas nacionais e muitos estrangeiros, sendo fácil arranjar alojamento em casas de campo com site na internet. Local ideal para quem gosta de costa e mar, quer para banhos quer para pesca. O polvo assado, as cracas e o peixe fresco são três delícias a não perder.

Origem de Dados : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário